quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Experiência move Foz na Copa do Brasil

Vice-campeão de 2010, time da fronteira ganhou cancha e jogadoras mais tarimbadas para tentar o título do torneio que começa nesta quinta-feira

Foz do Iguaçu - Com pouco menos de um ano e meio de experiência e contando com jogadoras da seleção brasileira e conquistas importantes em competições nacionais e internacionais, o Foz Cataratas estreia nesta quinta (18) na quinta edição da Copa do Brasil de Futebol Feminino como forte candidato ao título. A primeira partida do único time paranaense será em casa, a partir das 15 horas, no Estádio Pedro Basso. No total, serão 32 times – metade do Norte e Nordeste, e apenas quatro do Sul – disputando jogos de ida e volta, divididos em cinco fases, no sistema mata-mata.

Menos forte financeiramente - com um orçamento total de R$ 70 mil mensais, metade do valor no início das operações -, mas ainda apoiado por patrocinadores de peso como Coca-Cola, Itaipu, Lojas Manica e Squema, o time da fronteira tem reservado espaço também para o preparo psicológico das atletas. O objetivo é não se deixar abater pela pressão, como na final da Copa do Brasil do ano passado, quando perdeu fora de casa para o Duque de Caxias (RJ). A partida acabou na delegacia por causa das agressões entre jogadoras, arbitragem e policiais.

Tabela

O torneio é eliminatório. Serão cinco fases de mata-mata, nos mesmos moldes da versão masculina da Copa do Brasil. O vencedor do jogo entre Foz e Flamengo-RS encara o melhor de Kindermann-SC e Canoas-RS.

Jogos de quinta(18) 15 h Foz Cataratas-PR x Flamengo-RS 15 h Comercial-MS x Atlético-MG 15h15 Força e Luz-RN x Caucaia-CE 15h30 Canindé-SE x São Francisco-BA 18 h D.Caxias-RJ x Rio Preto-SP 20 h São Raimundo-RR x Iranduba-AM 20 h Atenas-TO x Tuna Luso-PA 20 h Santos-RO x Amazônia-AC 20 h Oratório-AP x Viana-MA 20 h Tiradentes-PI x Vitória-PE 20 h Botafogo-PB x União-AL 20 h CRESSPOM-DF x Santos-SP 20 h Kindermann-SC x Canoas-RS 20 h Iguaçu-MG x São José-SP 20 hColatina-ES x Vasco-RJ 21 h Mixto-MT x Atletas de Jesus-GO

*Os jogos de volta serão dia 25 de agosto. Avançam para a próxima fase. Quem vencer o jogo como visitante por três ou mais gols de diferença, evita o compromisso de volta. Os critérios de desempate são: 1) Saldo de gols; 2) Gol marcado fora; 3) Disputa por pênaltis. Verificar Ortografia salvar

Outra importante diferença para este ano são os reforços. “Isso garante uma maior experiência, o que é muito importante em competições de alto nível”, aponta o técnico Gezi Damaceno. Entre as novidades estão Andressa, ex-Londrina, Vandressa, ex-capitã do Novo Mundo, de Curitiba, e Renata Costa, que esteve na Copa do Mundo da Alemanha, em julho, e passará a integrar o grupo a partir da segunda rodada.

Apesar da natural disparidade técnica entre os times femininos, o treinador diz que todos os jogos devem ser difíceis. “As [equipes] desconhecidas acabam sempre trazendo um fator surpresa, que não pode ser desconsiderado. Um exemplo será o nosso primeiro jogo. Sabemos que o Flamengo de Alegrete é um bom time, mas não de que forma elas jogam, como se posicionam em campo. E, nesta competição, cada jogo será como uma final”, explica Damaceno.

De acordo com o regulamento, na primeira e segunda fases, se o visitante vencer o jogo de ida por três gols ou mais de diferença estará automaticamente classificado. Os jogos pela Copa do Brasil seguem de hoje até o dia 24 de novembro, quando ocorre a partida final, com paralisação em outubro por causa dos Jogos Pan-Americanos. O vencedor garante vaga para a Libertadores da América de 2012.


Gazeta do Povo/Fabiula Wurmeister

Foto: Marcos Labanca



Nenhum comentário:

Postar um comentário