E se aconteceu? A primeira coisa que você precisa saber é que a Seagate treina seus técnicos internos e os técnicos dos parceiros OEM e revendedores para como lidar com o seu dispositivo nessas ocasiões.
Você deve verificar se o seu disco está apresentando algum problema. Acesse o site www.seagatebrasil.com.br, clique em Garantia e Suporte Brasil, e teste o HD (SeaTools). Caso seja constatado algum problema no disco, a unidade será trocada por uma nova. Caso contrário, e o disco esteja funcionando normalmente, o mesmo será devolvido para o cliente.
A segunda coisa é que a empresa desenvolveu o sistema de defesa 3D que reduz a taxa de falhas e devoluções através de eficientes medidas de segurança, como a capa protetora Seashell, que é transparente e permite a visualização de informações como código de barras e número de série sem que o produto precise ser desembalado; a proteção antiestática e o software de gerenciamento de discos.
Por ser um equipamento tão sensível, obviamente a gente precisa fazer um esforço para evitar que ele caia, entre em contato com líquidos, sofra descargas elétricas ou passe por mudanças bruscas de temperatura – quando, por exemplo, você está com o seu HD na rua em um dia de muito calor e entra com ele na sala mais gelada do universo. Ou quando tenta secá-lo com um secador de cabelos após molhar o equipamento.
E se for do tipo que sabe mexer em componentes, você deve evitar o uso incorreto de ferramentas e tomar aquele cuidado básico de estar em um ambiente livre de energia estática e limpo (poeira e outros microrganismos podem entrar em contato com os discos).
Quais são as principais causas de problemas em um HD externo?
- Manuseio incorreto: O dano físico causa um defeito insolúvel. A cabeça de leitura e gravação, que é rígida, quando se choca contra a frágil superfície magnética, cria uma cavidade e espalha material magnético, o que resulta na perda de dados.
- Descargas eletrostáticas: Quando se toca na placa de circuito impresso, o equipamento pode parar de funcionar a qualquer momento. Uma descarga minúscula de estática pode danificar o disco.
Se ao ligar o computador ou o HD externo você escutar estalos, a primeira coisa a fazer é desligar o equipamento e não ligá-lo mais, para que a cabeça de leitura eletromagnética não fique tentando se movimentar sobre o disco, o que pode dificultar a recuperação dos dados.
E se caiu café, água ou refrigerante, já sabe: nada de tentar secar o HD. Embale-o mesmo úmido e leve para uma assistência. Os técnicos saberão como proceder corretamente com a secagem para evitar que qualquer tipo de resíduo se prenda ao disco.
Quer resolver a questão em casa? Então, você precisa seguir essas regras:
- Nunca empilhar os HDs. Colocá-los horizontalmente sobre uma superfície de trabalho acolchoada e longe das bordas.
- No chão, o ideal é usar tapetes eletrostáticos e aterrar tudo que esteja perto dos discos. Se o pavimento for isolante, é preciso forrá-lo com tapete condutor.
- As tiras de aterramento devem ser usadas no pulso e nos dois calcanhares da pessoa que irá manipular o HD.
- No caso de mudança de temperatura de até 10 graus, deve-se aguardar 24 horas antes de ligar o produto.
- Nunca encostar na placa de circuito.
- A unidade pode ficar inutilizada se a rosca dos parafusos de montagem for danificada ou se um conector se quebrar devido ao uso de ferramentas inadequadas na instalação.
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