quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Equipe Lamparina, campeã do Curta Iguassu, conta os bastidores da produção “Bicitáxi”

H2FOZ - Letícia Lichacovski
Fotos: Equipe Lamparina
Não deve ter sido tarefa fácil. Apenas 48 horas para a produção de um curta-metragem de, no máximo, 3 minutos e 30 segundos.  Esse foi o desafio lançado. O festival Curta Iguassu, contou com 16 vídeos muito bem executados (veja os vídeos aqui). Coube aos 15 jurados escolher uma única vencedora: A equipe Lamparina, com o filme “Bicitáxi”.

Equipe Lamparina durante gravação na Ponte Internacional da Amizade
“A produção foi muito intensa”, começa contando o diretor do curta, Mauricio Ferreira. “Outro aspecto da produção foi ter de trabalhar sobre a ponte. Como todos devem imaginar, não foi fácil lidar com uma bicicleta e uma câmera sobre a ponte movimentada. Para piorar, era período de Black Friday. Tivemos, muitas vezes, que pedir para que os automóveis parassem por alguns instantes, para que assim não comprometesse a captação do som ambiente”.

“Bicitáxi” conta a história de um rapaz que vive levando e trazendo pessoas ao Paraguai sobre uma bicicleta. “A Michele Dacas e eu criamos o roteiro e dirigimos. Ela queria algo relacionado a bicicleta e trabalho, e eu à ponte, mas como não fazíamos ideia de qual seria o tópico, a ideia ficou apenas como uma alternativa”, continuou contando Ferreira.

O tema sorteado pela equipe foi “No estamos distantes, estamos distintos” e o enredo com a magrela voltou à pauta. “Eu lembrei uma cena real que observei na aduana: o corredor por onde passam as mototáxis, e foi dai que surgiu a cena principal, como uma lâmpada acendendo sobre a cabeça, pronunciei, "e se, no meio dessas mototáxis, passar um "Bicitaxista"? No mesmo instante a Michele captou a ideia e disse "Achou, é isso aí!”“.

As gravações começaram no mesmo dia, ou seja, na quinta-feira, 29, às 18 horas. O desafio da produção não foi só o tempo curto. Ninguém da equipe tinha experiência nesse tipo de trabalho. Para o fotógrafo Marcos Labanca, ser o “cameraman” também foi inovador. “Eu nunca tinha produzido uma filmagem, seguindo um roteiro, uma sequência de cenas. Nós estávamos sem carro, tivemos que andar de ônibus e taxi nas cenas no meio da ponte”, disse.

Mototaxistas ajudaram na produção do curta-metragem
A partir daí, o ritmo foi puxado ao extremo. Na sexta-feira, as filmagens foram das 8 horas às 21 horas 30 minutos e, na sequência, veio o trabalho de edição. “Começamos a editar a meia noite e terminamos às 17 horas. Tínhamos 90 minutos gravados para reduzir em 3 minutos e meio. No fim, foram 40 horas acordados”, contou Labanca.

O resultado dessa maratona toda? Assista abaixo:


“Não podíamos errar a cena em que a garota joga a bolsa no rio, pois só tínhamos uma. E, só para esclarecer, não poluímos o rio. O objeto foi retirado depois por canoeiros”, esclareceu o fotógrafo.

Experiência em Foz do Iguaçu - Para os participantes, a experiência foi, com certeza, única. Na opinião de Mauricio, foi uma forma de encerrar o ano da melhor forma possível. “Viu-se, no decorrer de 2012, o surgimento de importantes cineclubes na cidade, o que fomentou o interesse nessa área. O advento do festival, junto à criação gratuitas de oficinas, fechou o ano com "chave de ouro".

Para Adelmo Laurentino, o "bicitaxista", todos os envolvidos estão de parabéns. "Ótimo mesmo é ver que o cinema alternativo amador, as boas ideias e de baixíssimo orçamento, começam a conquistar um espaço que não tinha. Foram 16 curtas finalizados, mas acredito que o trabalho de edição em curtíssimo tempo tenha limitado a participação das demais equipes inscritas".

Portugal - Como vencedor, o curta “Bicitáxi” será exibido no Festival Fast Forward em Braga, Portugal, em abril de 2013. “A princípio irá apenas um integrante para Portugal, já que só ganhamos uma passagem. Esperamos que os órgãos e entidades outras envolvidas no festival se manifestem para que possa ir toda a equipe, pois a ideia não é somente a de apresentar o nosso curta no festival de Portugal, mas também participar elaborando outro curta lá, dando continuidade a produção e promovendo o festival que precisa ganhar força aqui em Foz do Iguaçu”, declarou Mauricio.

Equipe Lamparina - Direção, Roteiro e Produção: Mauricio Ferreira e Michele Dacas; Filmagens: Marcos Labanca; Edição: Marcos Labanca e Sandra Narita; Elenco (por ordem de entrada): Adelmo Laurentino, Rogério Correa, Taisa Lewitzk, Ferenc Kiss. Agradecimento: Karina Fernandes de Oliveira (Dona da Bicicleta), Rolando Llanque Castro (figurante "espontâneo") e “todos os mototaxistas que foram complacentes e nos ajudaram nas filmagens. Iremos promover, em breve, uma apresentação do curta junto ao "Making of" nos pontos de moto táxis tanto do lado brasileiro quanto paraguaio”, encerrou.


Voto Popular - Depois de passar pelo crivo do júri oficial, os filmes produzidos no 1º Curta Iguassu serão submetidos à avaliação popular. Os votos estão abertos até às 23 horas 59 minutos desta quarta-feira, 5.
Critério de votação

- Para votar, o internauta deverá escrever a frase "eu curto", na coluna de comentário do vídeo preferido na página do youtube.
http://www.youtube.com/user/CurtaIguassu2012
- Não serão somados na contagem oficial, os likes da página, os comentários nos blogs, páginas do facebook e flickr.

- Terá validade apenas o comentário "eu curto", na coluna de comentário do vídeo escolhido na página do youtube.
_________________
Letícia Lichacovski
@leca_dpaula

Nenhum comentário:

Postar um comentário