quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Obelisco retrata rota percorrida por Prestes


Marcos Labanca/Gazeta do Povo
Marcos Labanca/Gazeta do Povo / Monumento atrai turistas interessados em história 
 
 Monumento atrai turistas interessados em história




A rota percorrida por Luís Carlos Prestes, o “Cavaleiro da Esperança” que se insurgiu contra o governo de Arthur Bernardes na década de 1920, foi retratada em um obelisco idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em Santa Helena, no Oeste do Paraná. Inaugurados em maio de 1996, os 25 metros da obra representam os 25 mil quilômetros percorridos pela Coluna Prestes.
Homenagem
O memorial foi construído às margens do Rio São Francisco Falso, local onde os soldados de Prestes se entrincheiraram e queimaram a ponte para impedir o avanço das tropas legalistas, em 1925. Cada detalhe da obra representa os locais por onde Prestes e sua tropa passaram durante a luta revolucionária. Niemeyer, que foi amigo do Cavaleiro da Esperança, desenhou o obelisco em sua casa, no Rio de Janeiro. O ex-secretário de Obras de Santa Helena, Wilmar Lindermayer, lembra que Niemeyer foi convidado para visitar a cidade, mas, como ele não costumava viajar de avião, preferiu fazer o projeto de casa.
O memorial virou ponto turístico na cidade, conhecida pelas praias artificiais que atraem milhares de visitantes todos os anos. “Os turistas procuram conhecer o obelisco, até por causa da história”, conta a turismóloga e gerente da Divisão de Turismo do município, Gislene Grana.

Luiz Carlos da Cruz, correspondente em Cascavel/Foto Marcos Labanca/Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário