domingo, 22 de maio de 2011

Foz Futsal cede empate e tem missão quase impossível para se classificar


Após empate, Foz Futsal precisa de uma vitória na "decisão" contra o Campo Mourão para avançar na competição


O Foz Futsal esteve próximo de quebrar a invencibilidade do Paraná Clube. Jogando no ginásio Costa Cavalcanti, em partida válida pela penúltima rodada da 1ª fase da Série Ouro do Campeonato Paranaense, a Máquina Mortífera chegou a abrir 3 a 1 no placar. No entanto, a equipe iguaçuense não resistiu a pressão do líder do estadual e cedeu o empate por 3 a 3, complicando os planos de classificação para a sequência da competição.

Diante de poucos torcedores, o Foz Futsal fez uma de suas melhores partidas nas 12 rodadas disputadas até aqui. Equilibrado na defesa, o time conseguiu conter as investidas do melhor ataque do torneio, e ainda mostrou um futsal objetivo no ataque ameaçando constantemente a meta da equipe da capital. Mas, acabou sofrendo com a eficiência na estratégia do Paraná com o goleiro-linha nos minutos finais.

Em outras circunstâncias o empate em 3 a 3 contra o líder poderia ser considerado um bom resultado. Porém, a equipe iguaçuense terá missão praticamente impossível para avançar na Série Ouro. Na próxima quarta-feira, o Foz Futsal visita o Campo Mourão, adversário direto por uma das oito vagas para a próxima fase.

Para piorar a situação, técnico Sandro Colvero não terá à disposição Rômulo e Mosquito, ambos suspensos para o último confronto do 1º turno. Além deles, o capitão Ceko segue fora em função de uma grave lesão no joelho.

"Fizemos um belo jogo superando em grande parte do jogo a equipe a ser batida no estado. Tivemos alguns erros no fim que nos custaram a vitória, mas não temos tempo para nos lamentar. Precisamos trabalhar forte e transmitir confiança aos garotos já que teremos desfalques importantes para essa decisão de vaga", comentou Colvero.

Na última rodada, seis equipe lutam por quatro vagas. Além do Foz Futsal e Campo Mourão, Ciagym Maringá, Quedas do Iguaçu, São Miguel e Palotina brigam pela classificação na última rodada. Paraná Clube, Guarapuava, São Lucas e Marreco já estão matematicamente garantidos para a sequência da primeira fase.

O jogo
A primeira etapa foi bastante equilibrada. Bem postado na defesa, o Foz Futsal conseguia conter a criatividade e o grande volume de jogo ofensivo do Paraná Clube. Mesmo assim, o ala Bruninho, artilheiro do Paranaense de Futsal levava bastante perigo à meta da equipe iguaçuense.

Precisando quebrar a invencibilidade da equipe da capital para se aproximar da classificação, o Foz Futsal passou a controlar as ações. Em jogadas ensaiadas com Marquinhos e Mosquito, e também em saídas rápidas de contra-ataque com Rodriguinho, a Máquina Mortífera conseguiu ameaçar em diversas oportunidades.

Na volta para o segundo tempo, Colvero apostou em um posicionamento defensivo atrás do meio da quadra, chamando o Paraná Clube para o ataque. E a estratégia deu certo. Após roubada de bola de Rômulo, Ronaldo puxou rápido contra-ataque, chutou cruzado e colocou o Foz Futsal em vantagem no marcador.

Com 1 a 0, a equipe iguaçuense ganhou confiança e a força ofensiva começou a aparecer. Dois minutos depois do primeiro gol, o Foz Futsal conseguiu envolver o Paraná. Com uma troca de passes precisa entre Rodriguinho, Rômulo e Marquinhos, a bola sobrou limpa para Mosquito, quase dentro do gol, fazer o segundo gol dos donos da casa.

Precisando de apenas um ponto para garantir a liderança da Série Ouro, o Paraná partiu para o ataque. E o bom nível técnico dos atletas paranistas apareceu. O time do técnico Junior começou a valorizar a posse de bola esperando um erro de marcação do Foz, que aconteceu. Daniel apareceu livre nas costas de João Antônio e acabou descontando para os visitantes.

Faltando 10 minutos para o fim, o técnico Sandro Colvero fez a estreia do ala Fernando. E em seu primeiro jogo com a camisa do Foz Futsal, o ala deu seu cartão de visitas ao torcedor. Após confusão na área paranista, o ala salvou uma bola praticamente impossível, e encontrou João Antônio sozinho dentro da área, anotando o terceiro gol do Foz.

Em busca do empate, o técnico Junior colocou o capitão Gerson como goleiro-linha, alcançando o empate. Primeiro, o próprio Gérson fez um bonito gol em chute cruzado pela ala direita. Depois, com 1'30'' para o fim do jogo, uma troca de passes encontrou o pivô Vinícius livre de marcação. Foi o empate da equipe da capital.

Outros resultados:
Guarapuava Futsal 2x3 Marreco Futsal
São José Futsal 0x7 Ciagym Maringá
Cianorte Futsal 0x6 Campo Mourão Futsal
Foz Futsal 3x3 Paraná Clube
Quedas do Iguaçu 2x1 Palotina Futsal
Corbélia Futsal 1x4 São Miguel Futsal

Willbur Souza / Fotos: Marcos Labanca/H2foz

Nenhum comentário:

Postar um comentário