domingo, 22 de maio de 2011

Paraná terá 11,8 mil bolsas no Prouni


Estado é o 3.º em número de benefícios oferecidos por meio do programa federal, atrás de SP e MG. Matrículas serão abertas amanhã

Foz do Iguaçu - A partir de amanhã, quando abrem as inscrições para o Pro­­grama Universidade para Todos (ProUni), o Paraná terá disponíveis 11.886 bolsas de estudos para cursos de graduação. No total, os interessados concorrerão a 6.218 bolsas integrais e outras 5.668 parciais (que cobrem 50% do valor da mensalidade no curso escolhido). O estado é o terceiro no ranking nacional no volume de vagas ofertadas, ficando atrás apenas de São Paulo, que soma 38.090 benefícios, e Minas Gerais, com 12.027 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

Até a próxima terça-feira, em todo o país, os interessados poderão se inscrever para concorrer a cinco das 123.170 vagas ofertadas por 1.592 universidades e faculdades. Diferente do que acontecia até as últimas duas edições, as bolsas integrais passaram a ser maioria – 80.520, contra 42.650 parciais. A mudança é resultado das alternativas encontradas pelo governo para reduzir o grande número de vagas que acabavam não preenchidas, em especial as de bolsas parciais, as de cursos a distância e as diurnas, o que resultava em um índice de aproveitamento do programa que não ultrapassava 80%.

Requisitos têm de ser atendidos

Podem concorrer às bolsas do ProUni candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e alcançado no mínimo 400 pontos, na média das cinco notas da avaliação, sem zerar na Redação. Além disso, é preciso ter cursado o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular como bolsista integral. As inscrições para o processo seletivo do 1º semestre de 2011 estarão abertas do dia 21 a 25 de janeiro e podem ser feitas pela internet, clique aqui.

Para ser beneficiado com bolsa integral, o aluno precisa ter renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a faixa é de até três salários mínimos. Professores da rede pública da educação básica que concorrem a bolsas de licenciatura, normal superior ou Pedagogia não precisam cumprir o critério de renda. Os resultados serão divulgados no dia 28 e as matrículas deverão ser feitas até 4 de fevereiro. A segunda chamada acontece no dia 11 de fevereiro.

As inscrições para as vagas remanescentes estarão abertas de 21 a 24 de fevereiro.

Essas melhorias foram responsáveis também pela diminuição de 25% no volume de ofertas. A estratégia, segundo o Ministério da Educação (MEC), otimiza o programa – que objetiva promover a inclusão de estudantes de baixa renda – oferecendo opções que realmente interessem. O desafio do MEC também é manter os alunos até o final do curso. Desde o primeiro processo seletivo, em 2005, foram concedidas mais de 748 mil bolsas. Destas, 440 mil estão ativas e cerca de 2 mil bolsistas se formaram.

Como admite a coordenação do programa, nem sempre a opção escolhida é a que de fato interessa ao candidato. Outros fatores como a necessidade de cursar a faculdade em outra cidade e até mesmo a extinção do curso por falta de alunos impossibilitam a conclusão. Esse não será, no entanto, o caso do estudante Lucas Meurer Kowalski, aluno do sétimo período do curso de Sistemas de Informação, em Foz do Iguaçu. Ele lembra que sem a bolsa integral não conseguiria fazer a faculdade na área que almejava desde o ensino médio.

“Fiz o [Exame Nacional do Ensino Médio] Enem, consegui nota suficiente para uma vaga no curso de Educação Física, mas não era o que eu queria. Insisti, prestei o vestibular e entrei para o curso de Sistemas de Informação. Fiquei um ano pagando as mensalidades que hoje chegam a R$ 500. No final do ano, fiz o Enem de novo e consegui uma das duas vagas [de bolsa integral] disponíveis para o meu curso”, comemora, ao destacar que, como a cidade não oferece cursos em universidades públicas na mesma área, se quisesse investir na carreira teria de arcar com os custos ou desistir, ao menos por enquanto, da graduação.


Fabiula Wurmeister, da sucursal / Foto: Marcos Labanca/Gazeta do Povo
Matéria veiculada no caderno Educação da Gazeta do Povo dia 20/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário