terça-feira, 18 de outubro de 2011

Alunos da Unioeste são destaque de maratona sobre eficiência energética

O carro do Grupo Cataratas de Eficiência Energética percorre o circuito do Kartódromo de Interlagos.


O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE) foi destaque na 8ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, que aconteceu no Kartódromo de Interlagos, São Paulo, entre quarta (12) e sexta-feira (14). A equipe formada por alunos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Unioeste bateu o recorde da prova na categoria Etanol e conquistou o primeiro lugar ao fazer 736 quilômetros por litro. O grupo tem o apoio de Itaipu e do PTI.

O GCEE também conquistou premiações importantes ao ficar em segundo lugar na categoria Gasolina (420 Km/l) e em terceiro na categoria Elétrico (13 voltas com velocidade média mínima de 15 Km/l, usando uma bateria padrão de 12V 4Ah). O grupo da Unioeste ainda ficou em segundo lugar na categoria Projetos, que avaliou a sustentabilidade do carro, projeto, gerenciamento e formação da equipe.

Integrantes do GCEE conduzem o carro até os boxes após completarem mais uma bateria da competição.


“Estamos muito contentes pelas conquistas. Sabíamos que os carros estavam prontos para a competição, mas não tínhamos ideia que os resultados seriam tão surpreendentes”, destacou Renan Temp, coordenador da equipe.

Realizada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América Latina.

Eficiência energética

O GCEE foi criado em 2009 por cinco alunos do segundo ano de Engenharia Elétrica, da Unioeste. A proposta do grupo era de trabalhar o conceito de “tecnologia verde”, por meio da pesquisa e do desenvolvimento de novas tecnologias.

O projeto expandiu e mais acadêmicos – inclusive do curso de Engenharia Mecânica – foram convidados a participar do grupo, que hoje conta com 25 acadêmicos. Eles foram responsáveis pela construção dos três protótipos de veículos que participaram da maratona: movidos à energia elétrica, gasolina e etanol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário