quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cartão-postal de Foz está abandonado

Sem manutenção ou vigilância, anfiteatro construído no encontro dos rios Paraná e Iguaçu sofre os efeitos da ação do tempo.
Marcos Labanca/ Gazeta do Povo
 Um dos cartões-postais de Foz do Iguaçu, o Espaço das Américas está completamente abandonado.
 O anfiteatro, situado no encontro dos rios Iguaçu e Paraná, foi construído na primeira gestão do ex-governador Jaime Lerner (1994-1998). A obra surgiu com o propósito de ser um ambiente político-cultural para o fortalecimento do Mercosul, mas, com o passar dos anos, caiu no esquecimento.


Marcos Labanca/ Gazeta do Povo
Construção
Com a obra pronta, Centro da Juventude está sem uso
Outra obra praticamente pronta em Foz do Iguaçu, mas sem uso, é o Centro da Juventude. A estrutura foi finalizada em fevereiro deste ano, mas ainda não foi inaugurada. Ao custo de R$ 2,6 milhões, o centro é um espaço destinado a jovens e adolescentes, faixa etária bastante carente de atividades na cidade. No local, serão oferecidas atividades culturais e esportivas para os jovens.
A Secretária da Juventude de Foz, Vilma Marafigo, informou que o município aguarda o habite-se para poder inaugurar a obra, o que deve ocorrer até 10 de dezembro. Outras demandas, incluindo a vistoria da Vigilância Sanitária e a instalação de telefone e internet, já foram resolvidas. Segundo Vilma, alguns problemas atrasaram a inauguração, um deles a falta de tubulação para o ar-condicionado.
O centro é resultado de uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura. O governo bancou a obra, feita em um terreno repassado pelo município.

Marcos Labanca/ Gazeta do Povo
O abandono é visível. A entrada do anfiteatro está bloqueada com correntes e pedaços de madeira. Em plena tarde, luzes estavam acesas, mas não havia sequer um vigia para tomar conta do local. No interior do imóvel, ainda há salas cheias de papéis e pastas. Parte da construção foi deteriorada por vendavais. Há janelas quebradas e colunas de madeira deterioradas. Alguns aparelhos de ar-condicionado teriam sido roubados.
O único movimento no entorno da construção, que chama atenção pelo estilo arquitetônico circular, é de pescadores e esportistas. Pelo menos uma vez por semana, eles aproveitam os paredões de pedra do anfiteatro, de quase 15 metros de altura, para a prática da escalada.


Marcos Labanca/ Gazeta do Povo

Passado glorioso
Com 2.240 metros quadrados de área construída, o Espaço das Américas foi inaugurado no dia 17 de janeiro de 1997 no bairro Porto Meira, no Marco das Três Fronteiras. O local, considerado de difícil acesso, chegou a ser palco de importantes reuniões, incluindo encontros de chefes de estado. Mas, nos últimos anos, deixou de despertar interesse enquanto palco de eventos, apesar de proporcionar uma vista singular da Tríplice Fronteira. Desde 2011, o local está praticamente ocioso e, para voltar a funcionar, precisa ser revitalizado.
Até esse ano, uma equipe de vigilância contrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) zelava pelo local, mas o contrato venceu e o serviço deixou de ser prestado. A Sesp informou que o espaço está agora sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Turismo (Setu). Por meio da assessoria de imprensa, a Setu informou, sem maiores detalhes, que estão sendo feitos estudos “a respeito da secretaria assumir o controle do espaço”. O secretário de Turismo de Foz, Felipe Gonzalez, disse que o município não tem nenhuma interferência no Espaço das Américas, cuja responsabilidade é do governo estadual.

  Denise Paro, da sucursal/Fotos Marcos Labanca/Gazeta do Povo.

3 comentários: