sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Usuários repudiam aumento da tarifa de ônibus em Foz do Iguaçu

Usuários do transporte público de Foz do Iguaçu estão insatisfeitos com o anúncio do aumento da tarifa dos ônibus. A tarifa do transporte coletivo de Foz do Iguaçu terá um reajuste de 9,9%, a partir de domingo, dia 18. Atualmente a população paga R$ 2,32 com o cartão único e passará a pagar R$ 2,60. Para quem não aderiu ao cartão, o valor da tarifa subirá de R$ 2,65 para R$ 2,90. O estudante que paga meia passagem no valor de R$ 1,16 passará a pagar R$ 1,30 com o cartão.
O Portal H2FOZ foi às ruas e entrevistou usuários que acharam a elevação do preço absurda. Todos os entrevistados comentaram que a qualidade do transporte coletivo não satisfaz os consumidores para validar esse aumento.


Luana da Costa Miranda, 19, operadora de caixa“Esse aumento é bem ruim porque pagando R$ 2,32 já era bem difícil, imagina agora R$2,60. Esse aumento vai fazer muita falta para mim no fim do mês. Se ocorrer alguma manifestação, eu entrarei para ajudar”.


Elisângela Santos da Fé, 29, diarista
“Isso é um absurdo e a qualidade do ônibus nem é tão boa assim. Fica difícil para uma pessoa, agora, pagar quase três reais em uma passagem. Para mim vai fazer muita falta. Esse é um dinheiro que eu poderia guardar para usar com meus filhos, comprar um leite ou um biscoito. Todo ano aumenta [a tarifa] e só o salário que não aumenta. Se ocorrerem manifestações, eu acharei ótimo e até ajudarei”.
 


Elza Oliveira, dona de casa“Os ônibus demoram muito e sempre estão superlotados. Nós andamos nesse calor feitos sardinhas no ônibus, estamos sempre apertados. Ficamos, às vezes, mais de trinta minutos esperando no ponto. Eles precisam melhorar a qualidade dos ônibus, aumentar o número de ônibus nas ruas, assim não ficará tão lotado. A pessoa quase morre afogada dentro do ônibus. Muitas vezes o ônibus está lotado e não para no ponto, daí fico mais quarenta minutos esperando no ponto. Fim de semana parece que a gente vai morar no terminal, vai morar nos pontos. Os ônibus nunca vê limpeza. O chão, às vezes, eles limpam, mas os bancos estão cheios de craca. Os bancos eram azuis e agora são pretos. Aumenta a passagem, mas a limpeza, a demora do ônibus, a qualidade continua péssima”

Auri da Silva, aposentado
“Acho que eles deveriam respeitar mais o consumidor que é o que sustenta a empresa deles. Conforme o horário, eles jogam somente esse ônibus pequenos e eles sempre estão cheios. Eles não estão olhando o lado do pessoal, eles procuram sempre fazer o melhor para eles. Sábado e domingo é uma tristeza. É difícil você pegar um ônibus vazio. O ônibus demora muito e quando passa pelos pontos, ele já está cheio. Esses dias, estávamos esperando no ponto. O ponto cheio. Passaram cinco ônibus especiais, desse que não pega passageiro no ponto, e nós ficamos lá esperando. Isso é rir da cara do consumidor”. 

 
Pâmela Stleb, 16, estudante“Acho injusto esse aumento. Acho que necessita de uma melhoria na frota e também no atendimento. Para haver um aumento na passagem, a empresa deveria melhorar o serviço prestado”.
 

Pedrinho Aparecido de Souza, 40, agente de endemias“Eu acho um absurdo esse aumento porque o transporte coletivo de Foz do Iguaçu não tem qualidade. Os pontos de ônibus nos bairros são de péssima qualidade. Você vê que não tem condições para o usuário e eles ainda aumentam o preço”.

Diego dos Santos, 15, estudante“Esse aumento é um absurdo. Os ônibus continuam lotados e esse aumento não resolverá em nada esse problema. Como que nós ficaremos? Existem pessoas que esse aumento fará uma diferença muito grande, tem gente que não tem condições de pagar esse valor. No final vai pesar bastante no bolso de muita gente. Metade dos pontos no meu bairro [Três Bandeiras] estão caídos e no horário de pico os ônibus estão sempre lotados”.
Milena Tuponi, 16, estudante
“Eu acho abusivo. A gente não tem conforto nenhum dentro dos ônibus. Sempre estão lotados e atrasados, e vão aumentar o preço por quê? Vai continuar do mesmo jeito que está. Agora vou gastar mais ainda nisso. Se ocorrer alguma mobilização, eu vou ajudar porque é o único jeito de conseguirmos nossos direitos”.

Outro lado - Segundo o superintendente do Foztrans, Edson Stumpf, o reajuste da tarifa, atende às normas de contrato que estabelece o reajuste anual. “A tarifa está sendo reajustada devido ao aumento dos custos dos insumos como combustível, lubrificante e pessoal, além do calculo de quilometragem percorrida e número de passageiros. O combustível e o lubrificante tiveram um aumento acima de 11% no ano”, comentou. O último aumento da tarifa foi em 31 de outubro de 2011.

____________________________________
PORTAL H2FOZ - Paulo Henrique Araujo

Foto: Marcos Labanca

Nenhum comentário:

Postar um comentário