sábado, 24 de setembro de 2011

Barreiras contra aftosa são instaladas em Foz e Guaíra

Marcos Labanca/Gazeta do Povo








Na Ponte de Amizade, em Foz, a fiscalização ocorre 24 horas por dia

Foz do Iguaçu - Fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab-PR) estão trabalhando em conjunto no reforço da fiscalização nos principais pontos de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Desde o início da semana o Paraná está em alerta devido à confirmação de um foco de febre aftosa no estado de San Pedro, norte do Paraguai. Além do controle das cargas, o trabalho inclui a desinfecção dos veículos com destino ao Brasil.

Na aduana da Ponte Internacional da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, cerca de 30 agentes federais e estaduais estão se revezando em quatro turnos desde a última quarta-feira para garantir que o controle seja realizado 24 horas por dia. Antes do alerta, a fiscalização no posto da aduana era feita apenas das 8 às 18 horas. Inicialmente as barreiras sanitárias emergenciais para evitar a circulação do vírus da febre aftosa no estado permanecerão ativas por no mínimo 30 dias.

Segundo os agentes de plantão, em média mil veículos são desinfetados por dia. Carros de passeio que tenham trafegado por áreas rurais, ou que venham da área de risco, e todos os caminhões precisam obrigatoriamente passar pelo processo de descontaminação. Os técnicos utilizam bombas elétricas e movidas a gasolina para borrifar uma solução de uso veterinário que ajuda a eliminar o vírus da febre aftosa. No Paraná, as barreiras sanitárias volantes também estão instaladas em Guaíra.


Publicado em 24/09/2011 | Fabiula Wurmeister, da sucursal
Matéria veiculada na Gazeta do Povo 24/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário