- A comunidade abraçou o concurso “Fotos do Iguaçu”, promovido pelo Comtur para marcar a Semana Mundial do Turismo. O concurso recebeu 278 fotografias em apenas 45 dias de inscrições. As imagens foram enviadas por mais de 150 fotógrafos amadores residentes em municípios que integram o Caminhos ao Lago de Itaipu e vizinhos ao Parque Nacional do Iguaçu. Acesse www.fotosdoiguacu.com.br para ver os ganhadores.
O primeiro lugar ficou com aposentado Paulo Cesar Fernandes, de Foz do Iguaçu, que ganhou um fim de semana no Viale Cataratas Hotel, com direito a acompanhante. Ele retratou o Templo Budista num olhar inusitado. “Parece que o Buda está olhando para as três fronteiras. Por isso fiquei nas costas da estátua para compor a imagem”, explicou o fotógrafo de 77 anos.
O segundo lugar foi para Emiliano Salvador, de Puerto Iguazú (Argentina), que faturou um passeio completo no Parque Nacional do Nacional do lado brasileiro. Lucas Augusto Arantes Rezende Caetano, de São Miguel do Iguaçu (PR), obteve o terceiro lugar e ganhou um smartphone. Orlando Pereira Pinto, de Foz, conquistou o quarto lugar e levou uma máquina fotográfica; Marlene Haboski de Amorim, Marechal Cândido Rondon (PR), ficou em quinto e faturou um almoço/jantar com acompanhante.
O resultado tem ainda de sexto a décimo colocado Kahena Corcini Nantes (Foz), Samar Fares Ghattas (Foz), Lourdes Castelli (Foz), Camila Haboski de Amorim (Rondon) e Tiago Felipe Baldasso (Foz). Eles ganharam um livro "Meu Vizinho, o Parque Nacional do Iguaçu", de Marcos Sá Corrêa e Lorenzo Aldé. Os prêmios serão entregues no dia 7 de outubro, na abertura da exposição “Memórias das Cataratas – Ver e Rever”, na Fundação Cultural.
O julgamento ocorreu no último dia 24, tendo no corpo de jurados oito pessoas: Wemerson Augusto (Sindicato dos Jornalistas), Marcos Labanca (Portal H2FOZ), Rafael Bechlin (Foto Clube Cataratas), Mauro Sebastiany (ICVB), Adilson Borges (Parque Nacional do Iguaçu), Neumari Moraes (Comtur), Ana Cristina Nóbrega (Programa Ñandeva) e Juca Rodrigues (Fundação Cultural).
Avaliação - Para o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Jaime Nascimento, o concurso alcançou o objetivo ao mostrar como o turismo une as pessoas através de arte, cultura, folclore, belezas naturais e de tantas outras formas. “Vamos trabalhar agora para reunir as melhores fotografias do concurso em cartões postais e numa exposição”, informou.
Já Adilson Borges, destaca a estratégia adotada para o curto período de divulgação e inscrições. “Contamos com amplo apoio da mídia regional: sites de notícias, rádios, jornais, revistas, televisões, além das entidades ligadas ao turismo. Também entregamos panfletos em lugares de grande concentração popular. A tática resultou num mosaico sobre turismo e cultura que representa olhares de diferentes camadas da sociedade”.
Organização – A promoção é do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), com realização do Iguassu Convention & Visitors Bureau e Fórum de Turismo Sustentável Cataratas e Caminhos. Patrocinam a iniciativa o Hotel Viale Cataratas, Nave Shop, Ono Teatro Bar e Restaurante Porto Canoas.
O concurso tem parceria do SEBRAE e da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, através do programa Ñandeva, que tem como missão a valorização da identidade cultural da região. E tem apoio do Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu Destino do Mundo, Secretarias Estadual e Municipal de Turismo, além do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
Concurso Fotos do Iguaçu
www.fotosdoiguacu.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário