Mídia & Marketing
Marcos Labanca/ Gazeta do Povo
“A maior tristeza da minha vida é saber que nunca mais comerei um Halls de uva verde. Já tem uns cinco meses que isso está me deprimindo.” - Natália Casado, publicitária, que usou o Twitter para pedir a volta do sabor uva verdeO consumidor tem poder
Redes sociais servem de canal de comunicação entre clientes e empresas, que estão atendendo os pedidos de quem está na outra ponta da relação de consumo
Publicado em 16/09/2011 | Cinthia Scheffer e Fabiula Wurmeister, da sucursalFoz do Iguaçu e Curitiba - Com os 140 caracteres que cabem em um post do Twitter, a publicitária Natália Casado, que mora em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, contribuiu para uma pequena, mas efetiva, mobilização pelo retorno do sabor uva verde da bala Halls. “A maior tristeza da minha vida é saber que nunca mais comerei um Halls de uva verde. Já tem uns cinco meses que isso está me deprimindo”, postou. Pois ela já pode abandonar a depressão. Era o sinal que a Kraft Foods precisava para recolocar o sabor nos seus planos.
O sabor está voltando às lojas e soma-se a outra série de produtos que estão retornando, atendendo aos apelos dos internautas. O “choro” não chega a ser novidade, mas, com a popularização da internet e de sites de relacionamento dos mais variados tipos, ele ganhou a atenção das empresas.
Antes do Halls de uva verde, as redes sociais trouxeram de volta clássicos como o achocolatado BrownCow e o brinquedo Ferrorama. Na época, a Estrela propôs um desafio ao mentor da comunidade do Orkut “Volta Ferrorama”: percorrer os últimos 20 quilômetros do caminho de Santiago de Compostela com 110 metros de trilho do Ferrorama sem deixar o trenzinho parar. Ele e alguns amigos conseguiram. E o brinquedo está de volta.
“Dificilmente, antes do fenômeno das redes sociais, vivenciamos um poder de influência tal do consumidor sobre as companhias e as marcas como vivenciamos hoje. Isso, historicamente, nunca foi padrão. É um susto para as empresas”, diz o diretor da plataforma ProXXIma, do Grupo Meio&Mensagem, Pyr Marcondes.
Para ele, as redes sociais têm hoje uma influência no mundo da comunicação e do marketing muito maior do que muitas empresas desejam. “Trata-se de uma revolução social que impregna a vida de todos nós, cidadãos, e de todos nós, consumidores. Outros casos semelhantes virão. O desafio para as empresas é estar preparadas para essa nova – fascinante e desafiadora – realidade. Uma realidade que não tem mais volta.”
Halls
Assim como a Estrela, a Kraft Foods aproveitou a volta do Halls de uva verde para uma campanha. Os mais “enfáticos” na “luta” pelo retorno do sabor vão ganhar bustos com as suas feições, criados por um grupo de artistas de São Paulo, com a própria bala. Um quarto homenageado será escolhido pelos internautas pela página da marca.
“Como essa foi uma decisão inteiramente fundamentada na solicitação do consumidor, avaliamos que somente trazer o drops de volta não seria suficiente”, diz Vinicius Pan, gerente de marketing da Categoria Balas da Kraft Foods Brasil. “Assim como grandes figuras estão representadas em monumentos mundo afora, esses fãs fizeram história e merecem ser eternizados.”
Premiada
Natália Casado, a ganhadora de Foz, diz que a paixão pelo drops tem mais de dez anos. “Não gosto de nenhum outro sabor.” Ela lembra que, quando percebeu que o produto havia saído de linha, se tornou uma especialista em identificar os estabelecimentos que ainda contavam com alguns remanescentes. “De tanto que eu falava, meus amigos compravam e me davam quando encontravam o Halls, ou vinham correndo me dizer onde eu podia achar.”
Quanto ao resultado da campanha, disse que não esperava tanta repercussão. “Foi muito além do que eu imaginava. Valeu a pena também pela homenagem que vamos receber.”
Matéria Veiculada no Jornal Gazeta do Povo dia 16/09/2011
Foto: Marcos Labanca
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