Robby Gordon (Hummer H3)
Crédito da imagem: Divulgação
Crédito da imagem: Divulgação
O francês Stéphane Peterhansel (Mini) foi o mais rápido na 11ª etapa do Rally Dakar 2012, realizada nesta quinta-feira, dia 12/01. Ele conseguiu superar o espanhol Juan “Nani” Roma (Mini) e amplia sua vantagem, quando faltam apenas três etapas.
Com um percurso levemente diferenciado das motos, para os carros a 11ª etapa partiu de Arica, no Chile, rumo a Arequipa no Peru. Num deslocamento inicial a fronteira foi cruzada, para no território peruano ser disputada uma especial dividida em duas partes somando 478 km.
Além das dificuldades do terreno que exige muita navegação, muitos trechos de areia e dunas, pedras e outros tipos de armadilhas, o dia abriu uma etapa maratona, onde os veículos de apoio não terão acesso ao parque fechado no final da etapa, ou seja, sem assistência.
Após 10 etapas, o favoritismo do francês Stéphane Peterhansel (Mini) vem se confirmando, mas o francês não conseguiu abrir uma vantagem confortável e um pequeno erro ainda pode lhe custar a 10ª vitória no Dakar.
Como nas etapas precedentes, a batalha da esquadra Mini contra o Hummer do americano Robby Gordon logo se instalou. No primeiro trecho Gordon foi mais rápido que Peterhansel e Nani Roma, mas no final da primeira parte da especial, devido a um problema, Gordon foi superado pelos dois e também pelo Mini do português Ricardo Leal dos Santos.
Após o termino deste primeiro trecho, os competidores seguiram em ligação rumo à largada da segunda parte. Gordon aproveitou para tentar resolver um problema técnico em seu carro, mas perdeu muito tempo e chegou bastante atrasado para a relargada, o que acabou beneficiando o sul-africano Giniel de Villiers (Toyota) e Ricardo Leal, que disputavam a 3ª colocação na etapa.
No final Peterhansel foi o mais rápido, 3’44” sobre Roma, seu adversário mais próximo. Um terceiro Mini completou o pódio, de Ricardo Leal dos Santos, seguido pelo sul-africano Giniel De Villiers, que provisoriamente assume a terceira colocação no acumulado. Resta saber o tempo de Robby Gordon, que deu a largada da parte final com muito atraso e certamente vai despencar na classificação acumulada. Na etapa a 5ª posição ficou com o Mini do russo Leonid Novitskiy.
Após 11 etapas Peterhansel lidera, seguido por Roma, provisoriamente o 3º é De Villiers, seguido de Novitskyi e do argentino Ezequiel Alvarez (Toyota).
Veja a classificação dos carros após 11 etapas:
1º Peterhansel/Cottret (Mini): 38:38:05
2º Roma/Périn (Mini): + 22:49
3º De Villiers/Von Ziztewtiz (Toyota): + 01:11:01
4º Novitskyi/Schulz (Mini): 02:11:10
5º Alvarez/Graue (Toyota): 03:53:51
Nenhum comentário:
Postar um comentário