quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Rally Dakar 2012: Especial coluna de Klever Kolberg - Solução inesperada!


undefined

Crédito da imagem: Divulgação

Eu acho que mais difícil do que participar, é organizar o rally. Imagine pastorear este caravana onde há pouca ou nenhuma infraestrutura.

O planejamento ajuda, mas não podemos esquecer os imprevistos. Só para citar, neste ano a 6ª etapa teve de ser cancelada devido à neve e na 8ª etapa foi necessário criar um desvio de um atoleiro, isso, neve e um atoleiro em pleno deserto.

O Dakar já passou por várias situações imponderáveis, eu destaco duas: Na edição de 1986 o francês Thierry Sabine, criador da prova, faleceu num acidente de helicóptero. Em 2008 a prova teve de ser cancelada devido à ameaça de ataque terrorista.

Mas e quando a solução para algo inesperado é imprevisível. Numa edição da primeira década do Dakar, o roteiro estava impraticável. A alternativa seria cruzar a fronteira para fazer um desvio por um país para o qual não havia uma autorização de passagem, nem competidores tinham visto. Sabine foi negociar uma solução com o comandante. A expectativa gerava dois temores: ele poderia negar a permissão ou exigir muito dinheiro. Depois de alguns minutos o militar disse sim, mas com uma condição: “queremos algumas camisas com logo do rally”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário